Quando acontecem as provas do processo seletivo?

A prova do processo seletivo ocorre de acordo com a data, horário e polo escolhidos pelo candidato no ato da inscrição. A prova será aplicada de forma presencial.

*** Em situações específicas, pode ser agendado um horário diferente do pré definido para aplicação da prova, conforme disponibilidade de cada polo……..

 

Qual o endereço dos Polos?

Neste link: http://www.cnecead.com.br/?page_id=161 você tem acesso a lista de polos organizados por Estado.

 

Fiz a inscrição pelo site, mas errei a data, horário ou local da prova. Como corrijo?

Acesse o site www.cnec.br/ead, clique em “Faça a sua inscrição”, acesse o curso e polo que você havia se inscrito. IMPORTANTE: Não tente fazer uma nova inscrição. Clique em “login”. Utilize o login e senha recebidos por e-mail na confirmação da inscrição. Informado o login e senha, o sistema mostrará o seu cadastro, proceda com a alteração, ajustando a opção. Não se esqueça de clicar em concluir para salvar a(s) nova(s) informação(s). O sistema estará liberado para alterações dos dados cadastrais, data e horário até 24 horas antes da data e hora agendada.

 

Fiz a inscrição mas quero mudar de curso, como faço?

Para a alteração do curso, enviar solicitação para cead.sistemas@cnec.br até 48h antes do período da prova.

 

Quero trocar de Polo, como devo proceder?

É necessário realizar uma nova inscrição no Polo desejado. Para isso acesse o site www.cnec.br/ead e clique em inscreva-se. Selecione o Polo e curso desejado e informe os dados solicitados. Um novo e-mail com a confirmação da nova inscrição será encaminhado para o seu e-mail.

 

Se não houver polo da CNEC em minha cidade, poderei prestar a prova do processo seletivo?

Sim. O candidato poderá optar por qualquer um dos 35 polos da rede e deverá se deslocar até um deles para realizar o processo seletivo. Deverá ficar claro que o vínculo é com o polo de inscrição e nele deverá acompanhar o curso, apresentando-se neste Polo, pessoalmente, para a realização das provas ao final de cada disciplina.

 

Desejo cancelar a minha inscrição da prova do processo seletivo, o que devo fazer?

Como não há cobrança de taxa, caso o candidato não tenha mais interesse em realizar o processo seletivo, basta não comparecer no dia e horário agendado que o mesmo será automaticamente desclassificado.

 

Como não há cobrança de taxa, caso o candidato não tenha mais interesse em realizar o processo seletivo, basta não comparecer no dia e horário agendado que o mesmo será automaticamente desclassificado.

20% das vagas disponíveis são destinadas a alunos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Caso o candidato opte por ingressar através da nota do ENEM deverá comparecer presencialmente ao polo e apresentar o boletim de desempenho do ENEM (Só será aceito comprovante de desempenho emitido pelo MEC) . É necessário que o candidato tenha obtido nota superior a 400 pontos para o ingresso. A secretaria do polo fará a inscrição do aluno.

 

O que devo ter em mãos para entrar na sala no dia da prova do processo seletivo?

– O comprovante de inscrição (e-mail encaminhado com a confirmação da inscrição); – Documento de identificação oficial com foto; – Caneta esferográfica azul ou preta. O candidato deve apresentar-se no local da prova com antecedência de 30 minutos. Não é permitido uso de eletrônicos, telefone celular, boné, e também não devem portar bolsas, livros, cadernos, similares durante a realização da prova.

 

Estou amamentando. Como procedo para realizar a prova do processo seletivo?

A candidata que está amamentando que tiver necessidade de amamentar seu filho durante a realização da prova deverá solicitar atendimento especial para tal fim, no momento da inscrição. A candidata deverá levar um acompanhante que será responsável pela guarda da criança enquanto ela estiver realizando a prova e, em caso de necessitar amamentar neste período, poderá se ausentar da prova não sendo permitido, entretanto, aumentar o prazo previamente estabelecido em virtude de sua ausência, isto é, a duração da prova permanecerá de 1h30min.

 

Onde vejo em qual sala e horário farei a prova do processo seletivo?

O local, dia e horário da prova está disponível no e-mail enviado com a confirmação de inscrição ou através da área do candidato no site www.cnec.br/ead “Faça a sua inscrição”. Acesse o curso e polo que você havia se inscrito. IMPORTANTE: Não tente fazer uma nova inscrição. Clique em “login”. Utilize o login e senha recebidos por e-mail na confirmação da inscrição. Informado o login e senha, o sistema mostrará o seu cadastro.

 

Qual o conteúdo e quantas questões compõem a prova do processo seletivo?

A prova para ingresso aos cursos a distância da Cnec é uma redação.

 

Concluo o Ensino Médio no final do ano, posso fazer a prova do processo seletivo agora e entrar após a conclusão?

Somente será aceita a inscrição de candidatos que esteja concluindo o Ensino Médio que tenha a previsão de término do mesmo antes do início das aulas. É necessário, para a efetivação da matrícula, que o candidato apresente, juntamente com os demais documentos exigidos, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o histórico escolar.

 

Já possuo curso superior, é necessário fazer a prova do processo seletivo?

Alunos com diploma de curso superior reconhecido pelo MEC não precisam fazer o processo de seleção para fazer segunda graduação. Em caso de existência de vagas, será aberto um novo período de inscrição definido no calendário acadêmico. Nesse momento o candidato deve dirigir-se pessoalmente ao Polo com cópia e original do diploma, histórico escolar. Caso queria aproveitar as disciplinas já cursadas, é necessário levar o programa das disciplinas para análise curricular.

 

Quando e como serão divulgados os resultados do processo seletivo?

Será encaminhado e-mail comunicando o resultado e, no caso de aprovação orientações sobre a matrícula. A classificação geral do processo seletivo será disponibilizada após a conclusão de todo o processo no site www.cnec.br/ead.

 

Qual a duração do meu curso?

Licenciatura em Pedagogia – 4 anos; (3.200h) Bacharelado em Teologia – 3 anos; (2.400h) Superior de Tecnologia em Gestão de Processos Gerenciais – 2 anos; (1760h) Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – 2 anos. (1760h)

 

Quais os diferenciais do meu curso?

Proposta pedagógica inovadora Material didático multimidiático (o aluno tem acesso a livros digitais, vídeos, tutoriais e diversas formas de interação com o conteúdo) Ida ao polo apenas para prestar provas Monitoramento e avaliação constantes

 

Qual o valor da inscrição?

A inscrição para o processo seletivo da CNEC EAD é gratuita.

 

Como é feita a matrícula? Qual a documentação e o período?

O aluno aprovado receberá e-mail com orientações para a matrícula. Nele será indicado um link e novo usuário e senha. Acessando o link, é necessário confirmar dados da inscrição, escolher as disciplinas disponíveis (devem ser escolhidas todas) e novamente confirmar os dados. No passo seguinte, o aluno terá disponível ícone para gerar a parcela e ícone para gerar comprovante de matrícula. Com a primeira parcela paga, o candidato deverá comparecer ao Polo selecionado no ato da inscrição para entregar a documentação e assinar o Termo de Adesão. De acordo com o edital, para matricular-se, o candidato deve entregar os seguintes documentos: a) Cópia e original do certificado original de conclusão do ensino médio ou equivalente e histórico escolar; b) Cópia e original do Documento oficial de identidade (só serão aceitos documentos de identificação de órgãos civis – Polícia Civil ou Secretaria de Segurança pública, se o documento for RG c) Cópia e original Documento original de título de eleitor, com comprovante da última votação; d) Cópia e original do Cadastro de Pessoa Física – CPF (do candidato); e) Comprovante de que está em dia com as obrigações militares (quando do sexo masculino); f) Cópia e original de certidão de nascimento ou casamento; g) Uma foto 3×4 recente; h) Cópia e original de comprovante de endereço (contas de: água, luz, telefone fixo e gás); j) Comprovante de pagamento da primeira parcela. – Alunos menores de 18 anos deverão vir acompanhados do responsável e trazer cópia de RG e CPF do mesmo. – No caso de alunos divorciados é necessária a apresentação da certidão de casamento com averbação.

 

Ainda não foi disponibilizado pela minha escola o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Histórico Escolar), posso me matricular?

Não. Conforme a legislação nacional, é exigido do aluno o certificado de conclusão de Ensino Médio para a realização de matrícula em cursos de nível superior.

 

A matrícula tem de ser feita pessoalmente? Ou poderá ser feita por terceiros?

A matrícula poderá ser feita pelo candidato ou por terceiros, presencialmente no polo. Se a matrícula for realizada por terceiros, o representante deve estar munido de procuração simples de próprio punho do candidato, sem necessidade de reconhecimento de firma, acompanhada do original de documento de identidade do procurador (o terceiro que irá realizar a matrícula), bem como dos documentos exigidos do candidato. A procuração será dispensada somente no caso de o candidato, quando menor de idade, estar representado pelo responsável.

 

Estudo em outra Instituição de Ensino Superior, como faço para solicitar a transferência?

Para transferência entre instituições de ensino, é necessário que existam vagas no curso desejado. A transferência de curso só pode ser feita conforme artigo 49º da LDB entre cursos afins, na hipótese de existência de vaga e mediante processo seletivo de análise curricular. Para isso, é necessário que o candidato entregue na secretaria do polo o histórico escolar original, declaração de vínculo com uma instituição de ensino superior e programa das disciplinas cursadas. Caso o candidato opte por se transferir para cursos de áreas não afins, é necessário que o mesmo faça o processo seletivo – prova de redação – e solicite aproveitamento de disciplinas. Para isso será necessário que o candidato entregue na secretaria do polo o histórico escolar devidamente assinado e o programa das disciplinas cursadas para análise curricular.

 

Em que situações não poderei efetuar a matrícula?

Se não apresentar todos os documentos exigidos; Se não efetivar o pagamento da primeira parcela; Se não assinar o Termo de Adesão.

 

Como proceder para cancelar minha matrícula?

Cancelamento e trancamento de matrícula devem ser solicitados presencialmente no polo em que o aluno está matriculado.

 

Existe aproveitamento de disciplinas tanto para o aluno portador de diploma quanto para o aluno que já tiver disciplinas cursadas em algum curso superior?

Sim. Para aproveitamento de disciplinas já cursadas é necessário que o aluno encaminhe seu histórico escolar e o programa das disciplinas já cursadas, na secretaria do seu Polo. A documentação será encaminhada ao coordenador do curso para análise curricular. Concluída a análise o Polo entra em contato com o aluno informando o resultado da análise.

 

A CNEC é credenciada para oferta de cursos a distância?

Sim. A FACOS – Faculdade Cenecista de Osório, mantida pela CNEC, foi credenciada para a oferta de cursos superiores a distância em todo o território nacional pela Portaria 323, de 15/04/2013.

 

Qual a legislação que ampara a oferta dos cursos na modalidade a distância?

As bases legais para a modalidade a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 19/12/05, que determina que os cursos superiores a distância têm a mesma validade de um curso presencial em todo o território nacional, pelo Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006, e pelo Decreto 6.303, de 12 de dezembro de 2007 que altera dispositivos dos Decretos 5.773/2006 e 5.622/2007.

 

Os cursos EAD são reconhecidos pelo MEC?

Sim, em igualdade de condições com os presenciais.

 

Sim, em igualdade de condições com os presenciais.

Os diplomas reconhecidos pelo MEC têm validade em todo território nacional. Não há distinção entre o diploma Presencial e a Distância. O Decreto n.º 5.622, de 19/12/2005, regulamentou a equivalência irrestrita entre diplomas presenciais e os da modalidade a distância.

 

Depois de concluído o curso a distância, poderei fazer pós-graduação em outra Universidade, no ensino presencial?

Sim. Ao concluir o curso, o portador de diploma de curso superior estará apto a realizar qualquer curso de pós-graduação.

 

As mensalidades são fixas ou reajustáveis?

São fixadas de acordo com o contrato e reajustadas segundo regras explicitadas no mesmo.

 

Se eu for reprovado em alguma disciplina, poderei prosseguir meus estudos no próximo semestre?

Sim. Nesse caso o aluno deverá cursar novamente a disciplina, quando esta for disponibilizada.

 

Quantas vagas são ofertadas para o meu curso?

Portaria nº 166-17/04/13 – Gestão de Recursos Humanos – 4100 vagas Portaria nº 167-17/04/13 – Processos Gerenciais – 3500 vagas Portaria nº 168-17/04/13 – Pedagogia – 2400 vagas Portaria nº 169-17/04/13 – Teologia – 1400 vagas

 

Em qual turno meu curso é ofertado?

Em um curso a distância não existem turnos com horários específicos. É o próprio aluno quem gerencia o tempo. Sugere-se que o aluno dedique 10h semanais por disciplina.

 

Qual tipo de graduação é o meu curso?

Licenciatura em Pedagogia. Bacharelado em Teologia. Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

 

Tem aulas presenciais?

Não, todas as aulas são a distância, porém a prova final da disciplina será presencial conforme legislação vigente. * Caso seja necessário, em disciplinas específicas, aulas presenciais poderão ser oferecidas, conforme demanda.

 

Quantas vezes eu preciso ir ao Polo durante o curso e para que?

As provas das disciplinas obrigatoriamente serão presenciais no polo cujo aluno esta matriculado. O aluno terá infraestrutura de apoio no polo – laboratórios e biblioteca.

 

É possível um aluno presencial da CNEC cursar um curso em EAD simultaneamente?

Sim.

 

É possível alunos de cursos presenciais cursarem disciplinas em EAD?

Sim. Para isso é necessário preenchimento de formulário disponível nos polos e análise prévia do coordenador do seu curso.

 

Todos os cursos exigem TCC?

Sim. Todos os cursos exigem TCC.

 

Como funcionam os certificados intermediários dos cursos tecnológicos?

Concluídas todas as disciplinas do módulo básico mais as disciplinas do módulo desejado, o aluno terá direito a certificado de qualificação profissional de nível tecnológico, que o habilita a determinadas funções (Analista de departamento pessoal, financeiro, etc). Essas certificações não são consideradas diplomas dos cursos de graduação e nem especialização.

 

Na grade curricular do 1º módulo, por já ter cursado disciplina(s) em outro curso, não fecharei as 800h. O que faço? Posso cursar disciplina(s) de outro módulo, para fechar as 800h?

O aluno pode associar as disciplinas como desejar, é importante somente verificar a oferta das mesmas. As situações especiais de aproveitamento de crédito serão analisadas caso a caso pela coordenação de curso.

 

O atendimento pelo Tutor Presencial, Tutor a Distância e Gestor de Polo serão online, por telefone ou com hora marcada no Polo?

O aluno pode comparecer ao polo sempre que tiver interesse. O atendimento com o tutor presencial e gestor de polo deve ser agendado. O atendimento com o Tutor a Distância será realizado preferencialmente de duas maneiras: Atendimento “assíncrono”: quando o aluno encaminha a sua dúvida por meio de e-mail ou AVA (fórum) e recebe o retorno posteriormente. Atendimento “síncrono”: realizado por meio de chat e enquanto o Tutor está on-line. O contato do aluno será mais comum com o Tutor online.

 

Como posso ter contato com o coordenador do curso?

O aluno tem disponível o contato do coordenador do seu curso no site da CNEC EAD e no manual do aluno.

 

Haverá material impresso a ser distribuído ao aluno? Este material estará disponível no Polo?

Todo o material é virtual: livros, apresentações, material complementar, entre outros. O aluno poderá fazer download do material. Também serão disponibilizados materiais para acesso nos polos.

 

Não tenho computador, como posso acessar os cursos?

O aluno que não tenha acesso a computador pode utilizar a estrutura do polo (laboratório de informática)

 

Qual o canal de contato entre o aluno e a ouvidoria do curso?

O aluno pode contatar a ouvidoria da FACOS através do canal de e-mail: ouvidoria@facos.edu.br ou por telefone (51) 2161.0200 Ramal: 247.

 

Os Periódicos Impressos e Eletrônicos estarão disponíveis nos Polos onde o aluno efetuou a matrícula?

Os periódicos impressos estarão disponíveis na biblioteca do Polo. Os eletrônicos, na biblioteca virtual (ícone em amarelo na página do AVA).

 

Há oferta de cursos de Nivelamento?

Os cursos de nivelamento são abertos a todos os interessados, são disponibilizados de forma opcional.

 

Onde, quando e como será a Semana Introdutória de Atividades?

A Semana Introdutória de Atividades é a semana de acolhimento, que inclui atividades para conhecer o polo e seus integrantes e os colegas de curso. É realizado também um mini-curso de Apropriação Tecnológica.

 

Onde serão realizados os estágios? O polo indicará o local de estágio?

Os estágios são realizados em escolas e ambientes não escolares (ONGs, hospitais, empresas, igrejas), dependendo do estágio. Cabe a iniciativa do aluno em buscar uma instituição apta para a realização do estágio, contanto com o apoio do professor e do polo nessa escolha.

 

Quais são os cursos oferecidos pela UNICNEC EAD?

A UNICNEC EAD oferece 18 cursos superiores na modalidade a distância, são eles:

Administração – Bacharelado

Análise de Sistemas – Tecnólogo

Ciências Contábeis – Bacharelado

Educação Física – Licenciatura

Gestão Ambiental – Tecnólogo

Gestão Comercial – Tecnólogo

Gestão Financeira – Tecnólogo

Gestão Pública – Tecnólogo

Gestão de Recursos Humanos – Tecnólogo

Letras – Licenciatura

Logística – Tecnólogo

Marketing – Tecnólogo

Matemática  – Licenciatura

Pedagogia – Licenciatura

Pedagogia – 2ª Licenciatura – Licenciatura

Processos Gerenciais – Tecnólogo

Sistemas da Informação – Bacharelado

Teologia – Licenciatura

 

Os cursos da UNICNEC EAD são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC)?

 

Todos os cursos da UNICNEC EAD são autorizados pelo MEC. Os cursos de Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Teologia e Pedagogia foram os primeiros ofertados. Esses cursos foram autorizados através dos seguintes atos legais:

 

Gestão de Recursos Humanos – Portaria nº 166, de 17/04/2013 – DOU 18/04/2013

Processos Gerenciais – Portaria nº 167, de 17/04/2013 – DOU 18/04/2013

Teologia – Portaria nº 169, de 17/04/2013 – DOU 18/04/2013

Pedagogia – Portaria nº 168, de 17/04/2013 – DOU 18/04/2013

Sem título

A Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, através da Portaria Nº 1.331, de 17 de novembro de 2016 (DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO), foi credenciada como o Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC.

Sem título 1

De acordo com o artigo 28 do Decreto N. 5.773 de 09/05/2006:

 

Art. 28.  As universidades e centros universitários, nos limites de sua autonomia, observado o disposto nos §§ 2o e 3o deste artigo, independem de autorização para funcionamento de curso superior, devendo informar à Secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento, no prazo de sessenta dias.

 

Assim, nos limites de sua autonomia, conforme explica o artigo 28 citado acima, o Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC, através do seu Conselho SuperiorCONSUN, autorizou a criação dos seguintes cursos:

 

Administração – Resolução Nº 01/2017 – CONSUN

Ciências Contábeis – Resolução Nº 02/2017 – CONSUN

Gestão Ambiental – Resolução Nº 03/2017 – CONSUN 

Logística ­– Resolução Nº 04/2017 – CONSUN 

Pedagogia – 2ª Licenciatura ­– Resolução Nº 05/2017 – CONSUN 

Formação Pedagógica­ – Resolução Nº 06/2017 – CONSUN

 

Os cursos da UNICNEC EAD são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)?

 

Os cursos de Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Teologia e Pedagogia foram reconhecidos pelo MEC através dos seguintes atos legais:

 

Gestão de Recursos Humanos – Portaria Nº 718, de 16/11/2016 – DOU 17/11/2016

Processos Gerenciais – Portaria Nº 718, de 16/11/2016 – DOU 17/11/2016

Teologia – Portaria Nº 718, de 16/11/2016 DOU 17/11/2016   

Pedagogia – Portaria 729 de 14/07/2017 DOU 17/07/2017

 

Os cursos de Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Teologia receberam NOTA 4 na avaliação realizada pelo MEC durante o processo de reconhecimento dos cursos. Já o curso de Pedagogia, recebeu NOTA 5 (nota máxima) na avaliação realizada pelo MEC durante o processo de reconhecimento do curso. Trata-se do único curso de Pedagogia EAD com a nota máxima no Brasil.

 

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Formação Pedagógica, Gestão Ambiental, Logística e Pedagogia – 2ª Licenciatura receberão o MEC para o processo de reconhecimento antes da conclusão das primeiras turmas de cada curso.